Wikia

Wiki Crepusculo

Saga Crepúsculo

Comentários0
39 pages em
Este wiki

LivroBox.jpg

Box dos Livros

Crepúsculo é uma série de livros de fantasia/romance criada por Stephenie Meyer. Ela fala sobre a vida de Isabella Swan, uma adolescente que se muda para Forks, Washington, e encontra sua vida sendo radicalmente mudada quando se apaixona por um vampiro chamado Edward Cullen . A série é contada primeiramente da perspectiva de Bella, mas com o epílogo de Eclipse e o segundo livro de Amanhecer, é contada da perspectiva de Jacob Black. Midnight Sun, um possível futuro livro sobre a série, será contado da perspectiva de Edward.

EnredoEditar

CrepúsculoEditar

LivroCrepusculo.jpg

Capa de Crepúsculo

Artigo Principal: Crepúsculo

Bella Swan se muda de Phoenix, Arizona, para Forks, Washington, para deixar sua mãe "viajar" com seu novo marido. Depois de se mudar para Forks, Bella se vê atraída por um misterioso garoto, Edward Cullen, que é na verdade um vampiro "vegetariano" (que bebe sangue animal ao invés de sangue humano). Ambos se apaixonam, e devem lutar contra um clã rival de vampiros que quer beber o sangue de Bella. Bella foge para Phoenix, onde é atraída para um estúdio de balé. James, o vampiro que a estava perseguindo, esperava por ela lá. Bella é severamente machucada lá, mas Edward e sua família salvam-na, e, após ser curada, Bella retorna a Forks com Edward.

Lua NovaEditar

LivroLuaNova.jpg

Capa de Lua Nova

Artigo Principal: Lua Nova

Após Bella se cortar com um papel em sua festa de aniversário de 18 anos, Edward e sua família mudam-se de Forks, pois ele tem medo de colocar Bella em perigo tendo muitos vampiros ao seu redor. Bella, então, cai em depressão, mas quatro meses depois, ela constrói uma forte amizade com Jacob Black, que depois revela ser um lobisomem. Eles se encontram com a parceira de James, Victoria, que veio para matar Bella. Um mal-entendido ocorre, e Edward acha que Bella está morta. Edward então planeja cometer suicídio em Volterra, Itália. Bella e Alice seguem ele e se reúnem novamente. Bella põe sua imortalidade em voto, perguntando aos Cullen se eles concordam em deixá-la ser um deles. Os Volturi são introduzidos neste livro.

EclipseEditar

LivroEclipse.jpg

Capa de Eclipse

Artigo Principal: Eclipse

Bella está sendo seguida por uma vampira chamada Victoria, que juntou uma armada de vampiros recém-criados. Entretanto, Bella é forçada a escolher entre sua relação com Edward e sua amizade com Jacob, sabendo que uma vez que sua decisão é feita, não há como voltar atrás. O Clã de Edward e a Matilha de Jacob se unem para lutar contra a armada de Victoria. Durante a batalha, todos os vampiros inimigos foram destruídos (exceto um, que se rendeu), incluindo Victoria. No fim, Bella escolher o amor de Edward ao invés de Jacob, e Jacob fica arrasado ao ouvir sobre a proposta de casamento.

AmanhecerEditar

Artigo Principal: Amanhecer
LivroAmanhecer.jpg

Capa de Amanhecer

Bella e Edward casam-se no começo da história. Quando estão de lua-de-mel, Bella descobre que está grávida e os dois vão para casa imediatamente. A próxima parte do livro é contada da perspectiva de Jacob. Ele vai ver Bella e descobre que ela está grávida e doente. Jacob se separa de sua própria matilha e cria a sua com Seth Clearwater e Leah Clearwater. Bella dá à luz ao bebê, o qual quase matou ela. Edward é forçado a transformá-la em vampira. A terceira parte do livro volta a ser contada da perspectiva de Bella. Jacob tem um "imprint" na filha de Bella, Renesmee. Bella agora vive feliz com sua nova família, apesar de seus temores sobre o rápido crescimento de Renesmee. Então, outro vampiro vê Renesmee e pensa que ela é uma criança imortal, uma terrível criatura. Os Cullen, então, devem enfrentar os Voluri antes que eles a destruam. Eles reúnem muitos vampiros de todo o mundo para testemunhar por eles. Os Volturi vêm, mas os Cullen conseguem convence-los, e todos poderão viver o resto de duas vidas para sempre.

Midnight SunEditar

Artigo Principal: Midnight Sun

No site de Stephenie Meyer[1], ela confirmou que haverá um livro de Crepúsculo chamado Midnight Sun, Midnight Sun é a história de Crepúsculo contada da perspectiva de Edward Cullen. O Primeiro capítulo de Midnight Sun poder ser encontrador no site de Meyer. No meio de 2008, capítulos foram ilegalmente divulgados na internet. Meyer expressou desapontamento com o vazamento dos rascunhos de Midnight Sun.

A Breve Segunda Vida de Bree TannerEditar

Artigo Principal: A Breve Segunda Vida de Bree Tanner

Este é o livro Eclipse contando a história de Bree Tanner e sua armada antes de sua morte, que ocorre em Eclipse. Bree e seu novo amigo, Diego, unem-se e descobrem que seu criador está os usando para algum propósito desconhecido. Quando Diego vai contar ao co-captão Riley de que eles são criações ilegais, ele desaparece. Riley conta aos outros recém-nascidos sobre um grupo de vampiros com olhos amarelos que estão atacando-os e monopolizando todo o sangue, e os convence a trabalhar juntos para derrotar os Cullen. Bree decido encontrar Diego e seu outro amigo, Fred, usa seu poder para escapar antes da batalha. Ao chegar à batalha, percebe que Diego já está morto. Carlisle oferece abrigo a ela se ela se render. No fim, os Cullen tentam defendê-la dos Volturi, mas não foi possível. Bree dá a Edward todas as informações que ela conseguiu sobre os Volturi e Victoria, e então, sem medo, enfrenta a morte.

Personagens PrincipaisEditar

  • Isabella "Bella" Marie Swan - A principal protagonista da série, Bella é sempre desajeitada e "atrai problemas como um imã". Sua vida vira de cabeça pra baixo quando se apaixona por um vampiro, Edward Cullen. Eventualmente, seus sentimentos pelo lobisomem Jacob Black crescem Bella é forçada a fazer uma escolha entre seus dois amores. O principal talento de Bella é imunidade a qualquer habilidade supernatural que envolve a mente, como a leitura de mentes de Edward. Bella descreve isso como uma falha em seu cérebro.
  • Edward Cullen - Edward é um vampiro que se alimenta apenas de sangue animal ao invés de sangue humano. Ele mora com seu clã com o mesmo conceito, conhecidos como os Cullen. Ele ama Bella, e tem grande repulsa por Jacob Black devido tanto ao amor que Jacob sente por ela quanto a rivalidade existente entre vampiros e lobisomens. Como os outros vampiros, Edward tem um habilidade sobrenatural, ler mentes. Ele pode ler os pensamentos de qualquer pessoa que esteja em um raio de alguns quilômetros de distância. No entanto, ele só pode ler o que a pessoa está pensando naquele momento. Bella é, atualmente, o único indiíduo que é imune ao seu poder.
  • Jacob Black - Um personagem pequeno no primeiro livro, em Lua Nova Jacob ressurge com um papel muito maior. Ele é um membro da tribo quileute, um lobisomem e metamorfo. Embora inicialmente ele seja sexualmente atraído por Bella, tem imprint com Renesmee, filha de Bella e Edward.
  • Alice Cullen - Uma das irmãs de Edward. Sua habilidade é ver o futuro. Esta habilidade é muito útil, e dá o aviso prévio à família de perigos, e, com Bella por perto, é muito conveniente. Seu parceiro é Jasper Hale.
  • Emmett Cullen - Irmão favorito de Edward e parceiro de Rosalie. Ele é conhecido por sua musculatura e força.
  • Rosalie Hale - Uma das irmãs de Edward. É extremamente vaidosa e no início não gostava de Bella. Seu parceiro é Emmett. Ela se tornou uma vampira quando Carlisle a salvou de vários homens que a espancaram e a deixaram morrendo na rua. Depois de sofrer a transformação, ela assassinou todos os homens que quase a mataram.
  • Jasper Hale - Um dos irmãos adotivos de Edward e parceiro de Alice. Ele pode sentir e influenciar as emoções das pessoas ao seu redor. Ele é o pior no estilo de vida "vegetariano" dos Cullen. Ele virou vampiro durante a Guerra Civil Americana e inicialmente foi parte das guerras dos vampiros do sul, criando novos vampiros e organizando-os em suas armadas, mas quando sua vida mudou, ele fugiu. Ele conheceu Alice, e, juntos, uniram-se aos Cullen.
  • Dr. Carlisle Cullen - O pai adotivo dos Cullen. Ele tem cerca de 360 anos e trabalha como médico no Hospital de Forks.
  • Esme Cullen - Esposa de Carlisle e a "mãe" da família Cullen. Ela foi transformada por Carlisle após uma tentativa de suicídio, devido à perda de seu filho recém-nascido.
  • Renesmee Cullen - Filha de Bella e Edward. Ela é meio-humana e meio-vampira. Durante a gravidez de Bella, ela quebrou vários ossos da mae. No início apenas Bella e Rosalie amavam a criança, mas convenceram Esme, Carlisle, Alice, Emmett e Jasper, deixano apenas Jacob e Edward contra a gestação. No entanto, quando Edward começou a ouvir os pensamentos de Renesmee, ele começou a amá-la, pois Renesmee amava Bella. Quando Renesmee nasceu, Jacob tentou matá-la, mas teve um imprint nela. Ela tem a habilidade de mostrar imagens às pessoas ao tocar seus rostos e quebrar suas defesas mentais.

CenáriosEditar

A história é contada principalmente em Forks, Washington, onde Bella Swan e seu pai Charlie vivem. Outras cidades em Washington brevemente aparecem na série ou são mencionadas. Alguns acontecimentos em Crepúsculo acontecem em Phoenix, Arizona, onde Bella nasceu. A Flórida é brevemente vista em Eclipse, quando a mãe de Bella decide se mudar para lá com seu marido, Phil. Volterra, Itália, é destacada em Lua Nova quando Edward decide suicidar-se, e Bella vai lá para salvá-lo.

Futuros LivrosEditar

Uma possível adição à série é Midnight Sun, que reconta os acontecimentos de Crepúsculo com a perspectiva de Edward. O livro ainda não foi publicado e (se publicado) é esperado para sair em 2009 ou depois. No entanto, antes de Stephenie Meyer poder terminá-lo, alguém roubou e publicou na internet. Isso causou um grande abalo a Meyer, e assim ela decidiu indefinidamente adiar a escrita. Os primeiros 12 capítulos de Midnight Sun foram postados no site de Meyer.

Títulos dos livrosEditar

Crepúsculo: Bella começa a conhecer a noite (Edward).
Lua Nova: Quando Edward deixa Bella, é o período mais escuro de sua vida (uma "lua nova" é quando a Lua não pose ser vista da Terra).
Eclipse: Bella escolhe a Lua (Edward) ao invés do Sol (Jacob).
Amanhecer: a nova vida de Bella como vampira começa.

SimbolismoEditar

Um tipo de simbolismo pode ser em relação a Bella e Edward. Como um vampiro, Edward tem uma maior força, audição, olfato, e é o predador perfeito dos seres humanos. Considerando que Bella é comparativamente ainda mais frágil do que um ser humano normal, e é também a "presa" de todos os vampiros, por ser humana. É aí que reside a ironia, como Bella, a "presa", caiu no amor com Edward, o predador. "O leão se apaixonou pelo cordeiro" pode ser interpretado como um tema central da série. Por último, existe a comparação gritante entre lobisomens e vampiros da Saga Crepúsculo. Vampiros são frios de gelo, como eles não têm nenhum sangue em circulação no organismo para dar-lhes calor. Por outro lado, lobisomens têm temperaturas extremamente elevadas (cerca de 109 graus) para que eles possam suportar o frio extremo. Este é um dos contrastes que ressaltam a natureza diferente de lobisomens e vampiros da série.

Adaptações para filmeEditar

CrepúsculoEditar

Artigo Principal: Crepúsculo (filme)

O primeiro dos quatro livros foi escolhido pela MTV FIlms, Paramount Pictures e Maverick Films para potencialmente se tornar um filme, mas esse acordo expirou em abril de 2007. O filme está comprado atualmente pela Summit Entertainment. A diretora atribuída ao filme foi Catherine Hardwicke e a escritora é Melissa Rosenberg. O "elenco dos sonhos" de Stephenie Meyer para interpretar o filme está em seu site oficial.[2] No entanto, Meyer afirmou que ela não tem qualquer influência sobre o filme, por isso o elenco que prefere é diferente do atual. Em 16 de novembro de 2007, a Summit Entertainment, juntamente com Stephenie Meyer, anunciou que Kristen Stewart teria sido escalada para o papel de Isabella Swan. Outro membro do elenco foi anunciado em 11 de dezembro de 2007. Foi dito que Robert Pattinson (que interpretou Credrico Diggory na adaptação cinematográfica de Harry Potter e o Cálice de Fogo) iria interpretar Edward Cullen. A Summit Entertainment teve um casting aberto para o papel de Jacob Black em 19 de janeiro e Taylor Lautner foi finalmente escalado. O filme foi lançado em 21 de novembro de 2008 e teve um bom desempenho nas bilheterias.

New MoonEditar

Artigo Principal: Lua Nova (filme)

Após o sucesso de Crepúsculo, a Summit Entertainment criou um filme baseado no segundo livro da série. Stephenie Meyer declarou estar muito feliz por trabalhar com a Summit novamente. A Saga Crepúsculo: Lua Nova foi dirigido por Chris Weitz, com Melissa Rosenberg retornando para escrever o roteiro. O filme foi lançado nos cinemas em 20 de novembro de 2009, e o DVD foi lançado em março de 2010. O filme foi um sucesso comercial.

EclipseEditar

Artigo Principal: Eclipse (filme)

Logo após Lua Nova ser lançado, a produção começou a adaptar Eclipse. A Summit escolheu David Slade para dirigir a prestação do filme. Em 30 de junho de 2010, A Saga Crepúsculo: Eclipse foi lançado nos cinemas e arrecadou milhões, quebrando uma série de recordes de bilheterias. Também foi lançado em IMAX por tempo limitado em 4 de dezembro de 2010.

Amanhecer - Parte 1

Artigo Principal: Amanhecer (filmes)

A produção do filme começou em novembro de 2010. Ao contrário dos filmes anteriores, Amanhecer foi dividido em duas partes. Bill Condon foi contratado para dirigir os filmes e o orçamento foi ampliado. O primeiro filme será lançado em 18 de novembro de 2011, e a segunda parte em 16 de novembro de 2012.

Crepúsculo: The Graphic NovelEditar

Artigo Principal: Crepúsculo: The Graphic Novel

Crepúsculo: The Graphic Novel é um livro em versão ilustrada baseado no primeiro livro da série. Foi publicado por Yen Press.

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da SérieEditar

Artigo Principal: Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série

Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série é um manual escrito por Stephenie Meyer. O guia contém leituras exclusivas de materiais novos sobre o universo Crepúsculo, incluindo perfis dos personagens, cenas cortadasm uma conversa com Meyer, árvores genealógicas, mapas, e muito mais sobre a série Crepúsculo.

Ligações Externas Editar

Website oficial da autora (em inglês): http://www.stepheniemeyer.com/

Website da Editora Brasileira Intrínseca: http://www.intrinseca.com.br/crepusculo/home/index.php

Fantas Wiki: http://pt.fantas.wikia.com/wiki/A_Saga_Crep%C3%BAsculo

ReferênciasEditar

  1. http://www.stepheniemeyer.com/
  2. http://www.stepheniemeyer.com/twilight_movie.html Twilight: The Movie

Rede da Wikia

Wiki Aleatória